Paris, 13 set (Prensa Latina) A revelação por meios de imprensa do conteúdo de uma circular do ministério do Interior da França, redobrou hoje o ambiente crítico para o Governo por desmantelar acampamentos ciganos e expulsar a seus integrantes.
Organizações Não Governamentais (ONGs) de defesa dos direitos humanos qualificaram de escandalosa a ordem assinada pelo diretor de gabinete do Interior, Michel Bart, segundo a qual assinala explicitamente aos ciganos em sua política de expulsões.
De acordo com diversas fontes, Bart deixou em claro no documento de 5 de agosto de 2010 que "300 acampamentos ou albergues ilícitos deverão ser evacuados em três meses, com prioridade àqueles de ciganos".
A ação do Governo francês é juridicamente ilegal, já que concentra-se diretamente em uma categoria de população e não em grupos ou indivíduos incriminados por certos delitos, denunciaram as ONGs.
Nações Unidas, o Parlamento Europeu, o Vaticano, a igreja católica na França e mais recentemente o líder da Revolução cubana, Fidel Castro, fustigaram a atitude da administração de Nicolás Sarkozy contra os também chamados "romíes".
Estatísticas oficiais revelaram que em decorrência do ano França expulsou a mais de nove mil ciganos de seu território, mil deles no mês de agosto.
Durante a Festa de LÂ�Humanité, o jornal do Partido Comunista Francês, o fim de semana, as organizações de esquerda deploraram a atitude de Sarkozy com respeito a esse tema e a insistência em implementar reformas impopulares à lei de aposentadorias.
Com respeito à circular sobre os ciganos, consideraram que se trata de uma projeção que simboliza "uma política xenófoba", e igualmente que as ONGs exigiram seja retirada a ordem.
=========================================================
Fidel diz que Sarkozy está ficando louco por expulsar ciganos(AFP)
HAVANA — O líder cubano Fidel Castro afirmou que o presidente francês Nicolas Sarkozy parece estar ficando louco, ao comentar a política deste de expulsar milhares de ciganos da França.ONU indignada com a expulsão de milhares de ciganos em França
Fidel critica a política de Sarkozy tanto no que diz respeito às expulsões de ciganos como pelo poder nuclear da França, que segundo ele consiste em 300 bombas que podem ser acionadas com chaves que estão guardadas em uma pasta.
"Suponhamos que Sarkozy de repente fique louco, como parece ser o que está acontecendo. O que faria neste cas o Conselho de Segurança das Nações Unidas com Sarkozy e sua pasta?", questiona o dirigente cubano em um artigo.
Também pergunta o que acontecerá se a extrema direita francesa decidir obrigar Sarkozy a manter uma política racista em contradição com as normas da Comunidade Europeya.
"O Conselho de Segurança da ONU poderia responder estas duas perguntas?".
Em nome da segurança, 8.300 ciganos foram expulsos da França para seus países de origem desde o início do ano.
Fidel menciona ainda a "história verdadeiramente dramática" vivida pelo povo cigano desde o fim do século XV, a partir do artigo "O holocausto cigano: ontem e hoje", publicado pelo jornal mexicano La Jornada.
=========================================================
13/09 19:53 CET
O Conselho dos Direitos do Homem das Nações Unidas, reunido em Genebra, juntou-se às críticas internacionais contra a expulsão de milhares de ciganos de França, ao considerar que a atitude de Paris contribui para a estigmatização da comunidade.
Segundo a alta comissária da ONU para os direitos humanos, as medidas levadas a cabo pelo governo francês contribuem para, “aumentar a discriminação e a pobreza extrema dos ciganos”. “Apelo aos Estados Europeus, incluíndo a França, para que adoptem políticas para permitir que os ciganos deixem de ser marginalizados”.
Numa circular interna, revelada hoje pela imprensa, o ministério do Interior francês insta a polícia a dar prioridade ao desmantelamento de acampamentos de ciganos.
Um documento que contraria as afirmações do ministro da Emigração, que afirmara que as expulsões tinham por objectivo combater a imigração ilegal, sem visar nenhuma nacionalidade ou comunidade em particular.
“Eu não tive conhecimento dessa circular. Não nego a sua existência, mas apenas sublinho que não foi da minha responsabilidade. Nós vamos prosseguir a nossa política de extraditar todos os estrangeiros em situação irregular”.
O Parlamento Europeu tinha exigido que França suspenda as expulsões de ciganos da Europa de Leste.
Desde o início do ano que mais de 9 mil indivíduos desta etnia foram extraditados de França, para a Roménia e Bulgária.
=========================================================
Papa reprova expulsão de ciganos em França
As expulsões de ciganos pelas autoridades francesas, no âmbito do reforço da politica de segurança do presidente Nicolas Sarkozy, foi hoje reprovada pelo Papa Bento XVI.
Clérigos franceses contra expulsão
Na sequência da posição de Bento XVI, dois clérigos franceses manifestaram a sua emoção e até cólera relativamente à expulsão dos ciganos.
Um deles, o padre Arthur, o pároco de Lille, anunciou que escreveu ao ministro do Interior para recusar a medalha de Mérito que lhe tinha sido atribuída e disse no final da missa que rezava para que o presidente francês tivesse uma crise cardíaca, embora, mais tarde, tivesse manifestado arrependimento por isso.
O arcebispo de Aix-en-Provence e de Arles, Christophe Dufour, assistiu ao desmantelamento de um acampamento de ciganos quinta feira e criticou, hoje em comunicado, a destruição das caravanas e a falta de dignidade pelas pessoas
Nicolas Sarkozy anunciou no final de julho que os acampamentos ilegais de ciganos iriam ser desmantelados e que criminosos de origem estrangeira iriam perder a nacionalidade francesa.
|