CANTO CIGANO


Rating: 3.8/5 (995 votos)

ONLINE
1





 

CONTATOS:

tenda_cigana@hotmail.com

cigano_lux@hotmail.com

 

 

free counters 

Parceria.info - Divulgue seu Site

 



 

 

 

ARQUIVOS CIGANOS 2

Liberté, Égalité, Fraternité

EIS AÍ A PROVA DO RESPEITO AO LEMA FRANCÊS

A MONSTRUOSIDADE DE SARKOZY

Minha Santa de Khali...

A quem ofendemos?

Qual nosso pecado?

Por que nos querem exterminar?

Minha Santa de Khali...

Porque choramos?

Porque sangramos?

Porque tanto ódio se só queremos viver?

Minha Santa de Khali?

PORQUÊ?

 

 

Cigano

A justiça(???) do governo francês

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

              Paris, 13 set (Prensa Latina) A revelação por meios de imprensa do conteúdo de uma circular do ministério do Interior da França, redobrou hoje o ambiente crítico para o Governo por desmantelar acampamentos ciganos e expulsar a seus integrantes.

  Organizações Não Governamentais (ONGs) de defesa dos direitos humanos qualificaram de escandalosa a ordem assinada pelo diretor de gabinete do Interior, Michel Bart, segundo a qual assinala explicitamente aos ciganos em sua política de expulsões.

De acordo com diversas fontes, Bart deixou em claro no documento de 5 de agosto de 2010 que "300 acampamentos ou albergues ilícitos deverão ser evacuados em três meses, com prioridade àqueles de ciganos".

A ação do Governo francês é juridicamente ilegal, já que concentra-se diretamente em uma categoria de população e não em grupos ou indivíduos incriminados por certos delitos, denunciaram as ONGs.

Nações Unidas, o Parlamento Europeu, o Vaticano, a igreja católica na França e mais recentemente o líder da Revolução cubana, Fidel Castro, fustigaram a atitude da administração de Nicolás Sarkozy contra os também chamados "romíes".

Estatísticas oficiais revelaram que em decorrência do ano França expulsou a mais de nove mil ciganos de seu território, mil deles no mês de agosto.

Durante a Festa de LÂ�Humanité, o jornal do Partido Comunista Francês, o fim de semana, as organizações de esquerda deploraram a atitude de Sarkozy com respeito a esse tema e a insistência em implementar reformas impopulares à lei de aposentadorias.

Com respeito à circular sobre os ciganos, consideraram que se trata de uma projeção que simboliza "uma política xenófoba", e igualmente que as ONGs exigiram seja retirada a ordem.

=========================================================

Fidel diz que Sarkozy está ficando louco por expulsar ciganos(AFP)

HAVANA — O líder cubano Fidel Castro afirmou que o presidente francês Nicolas Sarkozy parece estar ficando louco, ao comentar a política deste de expulsar milhares de ciganos da França.ONU indignada com a expulsão de milhares de ciganos em França

Fidel critica a política de Sarkozy tanto no que diz respeito às expulsões de ciganos como pelo poder nuclear da França, que segundo ele consiste em 300 bombas que podem ser acionadas com chaves que estão guardadas em uma pasta.

"Suponhamos que Sarkozy de repente fique louco, como parece ser o que está acontecendo. O que faria neste cas o Conselho de Segurança das Nações Unidas com Sarkozy e sua pasta?", questiona o dirigente cubano em um artigo.

Também pergunta o que acontecerá se a extrema direita francesa decidir obrigar Sarkozy a manter uma política racista em contradição com as normas da Comunidade Europeya.

"O Conselho de Segurança da ONU poderia responder estas duas perguntas?".

Em nome da segurança, 8.300 ciganos foram expulsos da França para seus países de origem desde o início do ano.

Fidel menciona ainda a "história verdadeiramente dramática" vivida pelo povo cigano desde o fim do século XV, a partir do artigo "O holocausto cigano: ontem e hoje", publicado pelo jornal mexicano La Jornada.

========================================================= 

13/09 19:53 CET

O Conselho dos Direitos do Homem das Nações Unidas, reunido em Genebra, juntou-se às críticas internacionais contra a expulsão de milhares de ciganos de França, ao considerar que a atitude de Paris contribui para a estigmatização da comunidade.

Segundo a alta comissária da ONU para os direitos humanos, as medidas levadas a cabo pelo governo francês contribuem para, “aumentar a discriminação e a pobreza extrema dos ciganos”.
“Apelo aos Estados Europeus, incluíndo a França, para que adoptem políticas para permitir que os ciganos deixem de ser marginalizados”.

Numa circular interna, revelada hoje pela imprensa, o ministério do Interior francês insta a polícia a dar prioridade ao desmantelamento de acampamentos de ciganos.

Um documento que contraria as afirmações do ministro da Emigração, que afirmara que as expulsões tinham por objectivo combater a imigração ilegal, sem visar nenhuma nacionalidade ou comunidade em particular.

“Eu não tive conhecimento dessa circular. Não nego a sua existência, mas apenas sublinho que não foi da minha responsabilidade. Nós vamos prosseguir a nossa política de extraditar todos os estrangeiros em situação irregular”.

O Parlamento Europeu tinha exigido que França suspenda as expulsões de ciganos da Europa de Leste.

Desde o início do ano que mais de 9 mil indivíduos desta etnia foram extraditados de França, para a Roménia e Bulgária.  

========================================================= 

Papa reprova expulsão de ciganos em França

As expulsões de ciganos pelas autoridades francesas, no âmbito do reforço da politica de segurança do presidente Nicolas Sarkozy, foi hoje reprovada pelo Papa Bento XVI.

Clérigos franceses contra expulsão


Na sequência da posição de Bento XVI, dois clérigos franceses manifestaram a sua emoção e até cólera relativamente à expulsão dos ciganos. 

Um deles, o padre Arthur, o pároco de Lille, anunciou que escreveu ao ministro do Interior para recusar a medalha de Mérito que lhe tinha sido atribuída e disse no final da missa que rezava para que o presidente francês tivesse uma crise cardíaca, embora, mais tarde, tivesse manifestado arrependimento por isso.   

O arcebispo de Aix-en-Provence e de Arles, Christophe Dufour, assistiu ao desmantelamento de um acampamento de ciganos quinta feira e criticou, hoje em comunicado, a destruição das caravanas e a falta de dignidade pelas pessoas   

Nicolas Sarkozy anunciou no final de julho que os acampamentos ilegais de ciganos iriam ser desmantelados e que criminosos de origem estrangeira iriam perder a nacionalidade francesa. 

VIDA CIGANA

 

A família é a base da organização social

dos ciganos, não havendo hierarquia rígida no interior dos grupos.

O comando normalmente é exercido pelo homem mais capaz, uma vez que os ciganos respeitam acima de tudo a inteligência.

Este homem é o Kaku e representa a tribo na Krisromani, uma espécie de tribunal cigano formado pelos membros mais respeitados de cada comunidade, com a função de punir quem transgride, a rígida ética cigana. A figura feminina tem sua importância e é comum haver lideranças femininas como as phury-day (matriarca) e as bibi (tias-conselheiras), lembrando que nenhum cigano deixa de consultar as avós, mães e tias para resolver problemas importantes por meio da leitura da sorte.

Esse povo canta e dança tanto na alegria como na tristeza pois para o cigano a vida é uma festa e a natureza que o rodeia a mais bela e generosa anfitriã. Onde quer que estejam, os ciganos são logo reconhecidos por suas roupas e ornamentos, e, principalmente por seus hábitos ruidosos.

São um povo cheio de energia e grande dose de passionalidade. São tão peculiares dentro do seu próprio código de ética; honra e justiça; senso, sentido e sentimento de liberdade que contagiam e incomodam qualquer sistema. O líder de cada grupo cigano, chama-se Barô/Gagú e é quem preside a Kris Romanis (Conselho de Sentença ou grande tribunal do povo rom) com suas próprias leis e códigos de ética e justiça, onde são resolvidas todas as contendas e esclarecidas todas as dúvidas entre os ciganos liderados pelos mais velhos. O mestre de cura (ou xamã cigano) é um Kakú (homem ou mulher) que possui dons de grande para-normalidade.

Eles usam ervas, chás e toques curativos. Os ciganos geralmente se reúnem em tribos para festejar os ritos de passagem: o Nascimento, a Morte, o Casamento e os Aniversários; e acreditam na Reencarnação (mas não incorporam nenhum espírito ou entidade). Estão sempre reunidos nos campos, nas praias, nas feiras e nas praças. O misticismo e a religiosidade, fazem parte de todos os hábitos da vida cigana. A maior parte deles acredita em um único deus (Dou-la ou Bel) em eterna luta contra o demônio (Deng). Normalmente, assimilam as religiões do lugar onde se encontram, mas jamais deixam de lado o culto aos antepassados, o temor dos maus-olhados, a crença na reencarnação e na força do destino (baji), contra a qual não adianta lutar.

O mais importante para o Povo Cigano é interagir com a Mãe Natureza respeitando seus ciclos naturais e sua força geradora e provedora.

  CULINÁRIA CIGANA

 

                                                                                                                                

 

Para os Ciganos cozinhar é muito especial porque através da comida acredita-se que uma pessoa pode encantar a outra. Cada ingrediente utilizado pelo cigano no preparo de sua comida leva consigo um sentido próprio, um desejo, um objetivo.

As fazes da lua, são muito importantes para o preparo da comida cigana.

Na Lua Nova: é de boa energia para terminar trabalhos inacabados ou começar projetos que queremos que dêem resultados imediatos.

Na Lua Crescente: Os Ciganos cozinham para aqueles que devem tomar conhecimento de seus projetos, trabalhos e também para o casamento, noivados. É nesta lua que são colhidas as ervas e especiarias, caso seja cultivadas em horta doméstica.

Na Lua Cheia: Os Ciganos reúnem as pessoas mais queridas para servi-lhes os alimentos encantados esperando os melhores comentários. Também é a lua melhor para lançar um produto e também iniciar um projeto que desejamos que se torne público.

Na Lua Minguante: Dedicam a cozinha para a cura. Fazem os remédios caseiros utilizando as ervas, raízes, sementes, frutas e flores. Na cozinha cigana estão inclusos. As carnes de porco, frango e boi que são as mais utilizadas.

Utilizam também muits especiarias e temperos de diversas partes do mundo, como, frutas, nozes e amêndoas que estão sempre presentes em diversos doces.

Também são utilizados o ovo, manteiga, queijo e frios. As massas são de fabricação caseira e os pães são feitos ritualisticamente para ser oferecidos como alimento do corpo e do espírito.  
 Ciganos são misteriosos... Ciganos são sensuais... Ciganos são mágicos...
QUANDO RECONHECERÃO, ENFIM, QUE CIGANOS SÃO HUMANOS???
Todos vivem enlevados por histórias ciganas. A magia de um povo que a todos seduz e cativa...
Apenas na ficção!
Somos combatidos como doença contagiosa na Península Ibérica, desrespeitados e escurraçados na França, usados como motivo de chacota e de preconceito histórico na Itália, tratados como lixo na Europa, servimos apenas para temas de filmes e músicos que nem sabem o que é um "Gipsy" na América, somos esquecidos no Brasil... 
Aqui o respeito aos ciganos é tão sério que uma pessoa que nem tem etnia cigana é considerada "Rainha do povo Cigano no Brasil". Irônicos...
Visitem o Youtube; os vídeos de mocinhas bonitas com suas saias rodadas e danças supostamente ciganas (dança do ventre cigana?????) são exaustivamente acessados; 10.000, 20.000 150.000 visitas em menos de um ano! 
Sabe quantas são as visitas dos vídeos do "Porajmo" (Holocausto cigano)? 320, 180, 410 visitas....
E ainda ouço de várias pessoas: "Tenho alma cigana".... "Sou descendente de ciganos"... "AMO OS CIGANOS"... 
Pergunto então: Quantos desses já estiveram em um acampamento cigano?
Quantos já, nem que por mera curiosidade, tiveram a coragem de interagir com um cigano para saber de onde vem, qual seu clã, quais suas necessidades?
CANSEI DE DEMAGOGOS E HÍPÓCRITAS!
Aí mesmo, em sua cidade ou em alguma cidade circunvizinha existe um acampamento cigano, acredite! Teria coragem de visitá-lo? Saber se precisam de algo ou ajudá-los na intervenção frente às autoridades locais que em sua maioria são intransigentes, preconceituosas e bárbaras?
Não... Não nos interessa que nos achem mágicos, sensuais, bonitos! Apenas nos interessa que respeitem-nos, não virem seus rostos ou mudem de direção quando passamos, que nos deixem viver nossa vida com dignidade e esperança!
Recebemos a todos como irmãos. Somos assim! Porque então não fazem o mesmo?
Porquê temos que viver magoados e nas sombras?
Não somos mendigos... Somos artistas; não somos bandidos... Somos honrados; não somos estupradores... Somos fraternais; não somos ladrões... Somos altruístas!
Se a sociedade mantivesse metade dos pilares sociais e familiares que temos o mundo hoje seria paradisíaco, pois para nós família, crença, justiça, honradez são conceitos que nunca se desvinculam de nossas vidas, ao passo que para os "gadjês" tais valores a muito foram descartados e esquecidos.
Não queremos migalhas, queremos apenas que entendam que seus direitos são nossos direitos e que não incomodaremos se não formos incomodados, mas que chegará um determinado momento em que a  bondade de nossos corações se tornará sede de justiça, e na luta somos valentes.... Por justiça lutaremos até a morte!
Que Santa Sara ilumine vossos corações e vossas almas!
 
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
   
Criar um Site Grátis Incrível | Criar uma Loja online Grátis | Sites Grátis | Free Websites | Wordpress e Prestashop Grátis